29 de fev. de 2012

28 - Definindo um canal de distribuição comum


Para definirmos um canal de distribuição comum devemos acessar o caminho abaixo ou utilizar a transação "VOR1".

IMG>>Vendas e distribuição-Dados Mestre - Definir Canais de distribuição Comum.

Como já pode ser concluido, o canal que você criou já vai estar determinado.

Dica para criar um coringa "00" preciso definir um novo setor de atividade, depois associar o setor de atividade a organização e, por fim, formar uma nova área de vendas com o novo setor de atividade criado. Depois disso VOR2, localizar o setor de atividade coringa criado e substitua o "00" pelo setor de atividade original.

A mesma atribuição pode ser feita para o setor de atividades inclusive a determinação de um coringa para a organização de vendas.

27 - Atribuindo local de expedição


Agora iremos atribuir (parametrizar) o nosso local de expedição criado.

siga o caminho abaixo:


IMG>>Logistica EXECUTION - Expedição - Bases - Determinação do local de expedição/dpto entrada mercadorias - Atribuir locais de expedição.

Aqui, tenha atenção pois você ira cadastrar na seguinte ordem

Condição de Expedição (CE)
Grupo de Carregamento (Gcrg)
Centro
Local de Expedição
Local de Expedição Alternativo.


Importante: esta condição de expedição deverá ser atribuida para o seu cadastro de clientes (XD02)

26 - Atribuir Centro ao Local de Expedição


Neste passo iremos atribuir o centro da organização de vendas para o nosso local de expedição.

Faremos o seguinte caminho:

IMG>>Estrutura empreendimento -Atribuicao -Logistic EXECUTION - Atribuir local de expedição ao centro

Você irá clicar sobre o centro que estamos utilizando, no caso centro 1000, irá abrir uma janela e você devera selecionar o local de expedição criado por você.


Feito isso, salve sua atribuição.

25 - Definindo Local de Expedição


Neste passo iremos definir um local de epedição para nossa organização de vendas.

Siga o Caminho

Img>>Estrutura empreendimento>> definição>>-Logistic EXECUTION>>Definir, copiar, eliminar, verificar local de Expedição - Definir

Crie com copia no local de expedição 1000

Note no final da imagem, que vc pode configurar o sistema para obrigar a confirmação do Picking.

13 de fev. de 2012

Certificação SAP (Simulado)

Pessoal que está interessado em tirar a certificação SD (Sales and Distribution), segue abaixo um link que na minha opinião foi o melhor para testar nossos conhecimentos antes de tentar tirar a certificação.

Além de simulado para o SD, tem também de FI, CO, SRM, MM e CA

Aproveitem!

Para acessar é só CLICAR AQUI

Ou escolher pela lista abaixo:

HowTo Guides

Guides on the setup and use of SAP.

SAP MM - Materials Management

SAP Certification

HowTo Documents

SAP SD - Sales & Distribution

SAP Certification

HowTo Documents

SAP CA - Cross Application

HowTo Documents

SAP SRM - Supplier Relationship Management

SAP Certification

HowTo Documents

SAP FI / CO - Financial Accounting / Controlling

SAP Certification

Non SAP - General information

8 de fev. de 2012

24 - Criando Mestre de Materiais (MM01)


Vamos criar um registro mestre de cliente de materias, usando ainda como base um esquema default do SAP.

Para isso iremos utilizar o CENTRO 1000, ORGANIZAÇÃO DE VENDAS 1000, CANAL DE DISTRIBUIÇÃO 12 e o SETOR DE ATIVIDADES 10

Faremos o caminho:

IMG>>vendas e distribuição>>dados mestre>>produtos>>material>>outros materiais>>criar

Esta transação direta pode ser acessada a partir da transação MM01

Vamos criar este material usando como referencia o material 1400-100

Setor Industrial: M - Engenharia Mecânica
Tipo de Material: HAWA
Modelo Material: 1400-100

Apos dar enter, ira aparecer a tela para selecionar visões do material, escolha conforme abaixo:

  • Dados Basicos 1
  • Dados Basicos 2
  • SD Dados org vendas1
  • Sd dados org vendas 2
  • SD dados Gerais / Centro
  • Dados gerais centro e armazem 1
  • Dados gerais centro e armazem 2
  • Contabilidade 1
  • Contabilidade 2

Em seguida surgirá a tela de NIVEIS ORGANIZACIONAIS, você irá preencher de acordo com o seu novo material e usando também o de modelo pois é de onde o SAP irá puxar as referencias.

Centro 1000

Deposito 1000

Organização de vendas 1000

Canal de distribuição 12

Agora de enter e navegue por todas as abas, você pode fazer algumas alterações para se familiarizar-se com a transação, para voce navegar de uma a outra aba, pressione enter, um detalhe muito importante é que vc deve navegar em todas as abas para antes salvar seu material.

Após salvar, tente criar um material usando sua organização de vendas criada por você. Em ambas anote o seu material e não se esqueça de ambientalizar-se o maximo com esta transação.

300000135 é o numero do material que criei.






23 de jan. de 2012

Esperansap - Academia Abap gratis (inscrições abertas)

Esperansap abre inscrições para quem quer fazer academia SAP ABAP. O curso é gratuito e tem apoio da SAP além de oferecer oportunidade de certificação.

Os interessados em matricular-se nos cursos gratuitos oferecidos devem se cadastrar no site e, em seguida, inscrever-se na turma desejada. Durante a inscrição, são solicitados os dados do currículo do candidato.
Depois de cadastrado no site e inscrito na turma, o candidato é submetido ao Processo Seletivo dividido em duas etapas:
   1° Seleção de currículos que atendem aos critérios da turma;
   2° Entrevista presencial com pré-selecionados.
São utilizados como critérios as seguintes informações:
   - renda pessoal;
   - renda familiar;
   - ter concluído ou estar cursando o ensino superior;
   - ter cursado faculdade ou ter trabalhado em função relacionada ao curso.
Servem como critérios de desempate:
   - estar desempregado;
   - ter filhos;
   - estar casado.
Os currículos pré-selecionados são convocados para entrevista por contato telefônico a partir da data de término de inscrições.
Após o período de entrevistas, um e-mail é enviado a todos os inscritos com o
resultado do inscrito e o link para lista de aprovados.
Caso não seja aprovado, o interessado poderá realizar inscrição em uma nova turma.


Inscrições até 31/01/2012
Academia em São Paulo - SP

Para se inscrever, CLIQUE AQUI


19 de jan. de 2012

23 - Dados Mestre de Condições

Em dados mestre de condições podemos atribuir preços, descontos, sobretaxas, impostos e também fretes. Estes dados podem ser incluidos automaticamente ou manualmente durante o processamento do documento de vendas.

Neste registro é possivel determinar um preço para um determinado material e outro preço para este mesmo material vendido para um cliente especifico ou até mesmo atribuir descontos para um ou um grupo de clientes.

O tipo de condição irá definir qual condição será usada, se esta para desconto, imposto ou frete por exemplo. A intenção do registro mestre de condição é simplesmente fazer com que um determinado valor seja inserido automaticamente do documento de vendas.

No registro de condição você podera determinar preços ou descontos por escalas e determinar também um periodo de validade para tal condição e limitar quantidades.

22 - Dado Mestre de Material

Antes de prosseguirmos e aprendermos configurar o dado mestre de material, é importante ler e saber um pouco mais sobre sua estrutura e suas funções.

O dado mestre de material é dividido em varias visões, como por exemplo:

  • Dados Basicos: São dados que permanecem a iguais para o material independente da quantidade de visões que este estiver cadastrado assim como também são validas para todas unidades organizacionais.

  • Dados da Organização de Vendas: Estes dados são validos apenas para vendas e distribuição da respectiva organização de vendas e seu canal de distribuição.

  • Dados Geral/Centro: São válidos também somente para vendas e distribuição para o respectivo centro fornecedor.

Existem outros dados que também são relevantes para diferentes unidades organizacionais e disponivel em outras areas.

Os dados basicos são relevantes para todas as areas e suas atualizações independem das unidades organizacionais e assim como em dados de cliente, em materiais também pode ocultar campos tornando-os obrigatorios ou não.

O dado mestre Info-Cliente-Material é utilizado para armazenar os dados de um material especifico para seu cliente, com certas exceções para com este.

Informações como numero de material, descrição, expedição, quantidade limite de remessas, se esta e parcial ou não podem ser inseridas nesta atribuição.

Quando existe este registro ele terá sempre prioridade como proposta de dados no documento de vendas antes mesmo do dado mestre de cliente e material.

Quando falamos de vender um determinado "Serviço", temos que cadastra-lo também no registro mestre de clientes porém suas caracteristicas são diferentes do material fisico comum.

Devemos utilizar em seu cadastro a chave "DIEN", pois tera determinações importantes para seu controle e como categoria de item usamos o LEIS, que determina o serviço sem fornecimento com faturamento em base a ordem de vendas. Lembrando que para este tipo de material ele não possue estoque ou transporte pois trata-se de um serviço.

17 de jan. de 2012

21 Criando um Registro mestre de clientes (XD01)

Iremos criar agora um Registro Mestre de Clientes, que na pratica será simplesmente um cliente para determinada area de vendas.

Neste primeiro passo, iremos configurar este cliente para a area de vendas standard do SAP, e futuramente para nossa area de vendas.

Iremos criar nosso cliente com referencia ao cliente 2300

Com as respectivas referencias:

Empresa: 1000
Organização de vendas 1000
Canal distribuição: 12
Setor atividades: 00

Tais informações deverá também serem preenchidas em MODELO.

No campo GRUPO DE CONTAS, selecione o grupo de contas que você criou.

Terá que ficar como na tela abaixo:


Agora clique no botão ENTER
e faça as alterações conforme irei passar abaixo:

DADOS GERAIS

Nome: escolha um nome
Termo de pesquisa: voce ira definir
Rua: Lunes Street 15
Codigo Posta: 20222
Cidade: Hamburgo
Pais: Alemanha
Zona de Transporte: Regiao Norte
Indioma: DE

Apos executar, navegue e vá se familiarizando com a tranzação XD01, novos consultores de SD irão mexer inumeras vezes nesta transação. Tente encontrar a condição de expedição, local de expedição ou centro fornecedor, navegue pelas abas, o importante e se familiarizar-se com esta transação.

apos salvar anote o numero do seu cliente.

Caso voce tente criar um registro mestre com sua area de vendas e canal e setor de atividades, notará que dará um erro dizendo que, "o grupo de contas ainda não foi associado a função parceiro"

Em breve veremos como configurar essa função.

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