Um projeto de Roll Out é um projeto de migração ou “rolagem” da solução de negócio do sistema ERP de uma empresa para outra empresa que não possui o ERP.
O projeto de Roll Out pode ocorrer sob diversas situações de negócio. Exemplos: uma nova empresa que inicialmente não possui um sistema ERP foi incorporada a uma organização que utiliza um ERP e por decisão executiva passará a utilizá-lo. Uma organização possui subsidiárias no exterior. A matriz passa por um projeto de implantação e posteriormente deseja fazer o Roll Out da solução de negócio para as filiais.
Um grupo de empresas foi comprado por outro grupo, ambos trabalham sobre um sistema ERP porém, em função de avaliação do grupo comprador, decide-se pela rolagem da solução de negócio do grupo comprador para o grupo adquirido ou uma mescla entre as duas soluções, aproveitando o melhor de cada uma.
O ambiente produtivo pode ser um para o grupo de empresas ou os ambientes produtivos são mantidos e os templates (modelos ou orientações de solução de negócio para o sistema ERP) são introduzidos nos processos de negócio das empresas adquiridas.
Percebe-se que as decisões pelo projeto de Roll Out têm natureza diversa. Conseqüentemente, cada caso de negócio é analisado e o escopo e complexidade do projeto dependerão desta análise.
Um projeto de Roll Out na solução SAP consiste em alterações na customização do R/3, adaptações em programas ABAP, ajustes em outras plataformas como Business Warehouse (BW) ou Netweaver, criação de novos SAPscripts, realização de testes unitário e integrado dos processos de negócio adaptados, treinamento de usuários finais, gestão de mudanças, novos perfis e chaves de acesso ao R/3.
Como a característica principal deste tipo de projeto é a “rolagem” da solução SAP de uma empresa para outra, as alterações no R/3 compreendem a customização de nova Company Code (empresa) com as estruturas de logística e de vendas. Customizações adicionais serão feitas nos processos de negócio para receber a(s) nova(s) empresa(s).
A metodologia ASAP também é adotada para um projeto de Roll Out com as ferramentas aceleradoras e mobilização de recursos de consultoria e cliente para a equipe do projeto. Todo o trabalho realizado nas 5 fases do projeto de implantação também é feito no projeto de Roll Out, porém, com um fator acelerador nas fases 2 – Business Blueprint – e fase 3 – Realização: A solução de negócios está customizada no R/3 da empresa modelo e os templates foram definidos.
As configurações para contemplar as empresas que receberão o ERP serão de acordo com os templates da empresa modelo com adaptações no processo de negócio das empresas a implementar. Consequentemente, o tempo de projeto reduz nas duas fases e propicia uma redução de custo para o cliente.
O consultor deve ter atenção na avaliação de propostas para projetos de realização de Roll Out para empresas “virtuais” que ainda não saíram do papel. Este tipo de trabalho pode trazer dificuldades para todas as etapas do trabalho de consultoria pois é de difícil definição de escopo. Desde a pré-venda do projeto, marcos para faturamento do serviço, até a entrega para o cliente.
Fonte site SAP Content.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário