17 de jan. de 2012

20 - Configurar Canal de Distribuição Comum (Dados Mestres)

Agora iremos configurar o canal de distribuição comum para que o respectivo canal utilize o proprio dado mestre para condições como para cliente e material.

Faça este caminho:

IMG>>vendas e distribuição>>dados mestres>>definir canais de distribuição comuns.

Faça o mesmo procedimento para o Setor de Atividades no mesmo local

IMG>>vendas e distribuição>>dados mestres>>definir setor de atividade comum

note que ao salvar os dados já estava atribuidos!

19 - Atribuindo intervalo de numerações (dados mestres)


Vamos agora atribuir o intevalo de numeração ao grupo de contas criado.

Faça o caminho:

IMG>>Contabilidade Financeira>>contabilidade de clientes e fornecedores>>contas de clientes>>dados mestres>>preparativos para criação de dados mestres de clientes>>Atribuir intervalo de numeração a grupo de contas para clientes.

Posicione seu grupo de contas e em seguida digite o intervalo de numerações desejado, como exemplo estou usando o intervalo 07 para o grupo de contas SD01

Salve a atribuição.

18 - Criação de Dados Mestres de Clientes (SAP)

Neste tutorial iremos criar e configurar o Dados Mestres de Clientes para nossa organização de vendas.

O Dado Mestre é primordial para todo o processo funcional de uma transação e é composto por três visões (eixos):

Dados Basicos: Independente da quantidade de area de vendas os dados basicos permanecem os mesmos para o cliente nas compras de sua companhia. É relevante em dados basicos, endereço e também dados de contato do referido cliente.

Dados da Area de Vendas: No SAP cada cliente deve estar pelo menos relacionado a 01 area de vendas para que o sistema possa permitir a criação do documento de vendas, (ex ordem de vendas). Porém é também possivel que este mesmo cliente esteja presente em mais de uma area de vendas.

Dados da Empresa: O cliente deve também estar sempe associado a empresa para que a contabilidade possa executar a parte financeira. Importante lembrar que a não associação do cliente a empresa irá fazer com que o processo de vendas e distribuição não seja concluido.

Quando criamos um dado mestre de cliente, o sistema irá reconhecer quais os campos que serão relevantes ou não, se é obrigatorio ou facultativo por exemplo. Em dados mestre de clientes voce pode atribuir também em grupo de contas:

Intervalo de Numeração
Esquema de Mensagens
Condições de pagamentos

Lembrando que o grupo de contas é definido no customizing de FI, e a criação e manutenção são atribuidas ao SD.

Grupos de Contas comuns:
0001 - Emissor da Ordem
0002 - Recebedor da Mercadoria
0003 - Pagador
0004 - Recebedor da Fatura

obs: nas proximas postagens veremos "funções parceiros"


Criando o Grupo de Contas

Acesse o caminho:

IMG>>Contabilidade Financeira>>contabilidade de clientes e fornecedores>>contas de clientes>>dados mestres>>preparativos para criação de dados mestres de clientes>>definir grupo de contas com estrutura de telas

Neste passo você ira criar o seu grupo de contas com referencia ao grupo de contas 0001 - Emissor da Ordem

Selecione e clique em copiar como, de um nome para seu grupo de conta e descrição

MAIS ABAIXO, voce pode ver os botoes DADOS GERAIS, EMPRESA E COMERCIAIS, acesse e navegue, ou faça alguma alteração que desejar.

Após feita as atribuições, salve seu grupo de contas.

2 de jan. de 2012

17 - Registrando saida de mercadorias (SAP)


Após realizar o picking é necessario dar saida de mercadoria. Também através da transação VL02N, você verá o botão "Registrar SM", basta clicar e salvar.

Obs: Sempre antes de registrar a saida é util que se observe o Fluxo de Documentos para constatar se há alguma pendencia no documento.

16 - Criando o Picking (SAP)


Através da transação VL02N podemos efetuar o Picking da mercadoria, podemos selecionar a quantidade que será entregue ao cliente. Selecionando a remessa vá em "Funções Subsequentes" >> "Criar Ordem de Transporte", surgirá uma mensagem de mudança de função, confirme clicando em ok. Em seguida o sistema irá pedir para confirmar a ordem de transferencia e irá fornecer o numero da remessa.

Ao clicar em "Enter" a posição de WM irá ser confirmada, salve em seguida.

15 - Exibindo Estoque de Materiais (Transação MMBE)


A transação MMBE é possivel consultar o estoque de materias de um determinado centro. Na caixa de atalho digite MMBE e em seguida consulte um material desejado e o centro onde ele esta armazenado, usarei o material 1400-100 e centro 1000 como exemplo.

Clique no botão "Executar" ou utilize a tecla F8

Note que "Utilização Livre" é a quantidade de estoque que possue o centro e respectivamente em qual deposito o material esta armazenado.

14 - Fluxo de Documentos (SAP)

O sistema SAP possui uma ferramente de grande importância para nós, consultores e usuarios, trata-se do "Fluxo de Documentos", que está no módulo de vendas e distribuição e facilita com que analisamos de qualquer ponto do processo de vendas os documentos relacionados.

O Fluxo de documentos pode ser encontrado através do botão na interface ou no cabeçalho do item em "sintese".

Para que você possa conhecer esta facilidade do SAP, exiba sua remessa criada anteriormente ou qualquer outra e clique no botão "Fluxo de Documentos"

Note na imagem que o status da Ordem está CONCLUIDO pois já possui uma remessa criada, porém o fornecimentos consta em pendente pois não foi realizado o picking e não foi dado saida na mercadoria.

Se a ordem estiver com qualquer pendência, será possivel visualizar no Fluxo de Documentos.

13 - Criação da Remessa da Ordem (VL01N)


Após criar a ordem de vendas é necessário também gerar a remessa (entrega). Antes você precisará saber qual o local de expedição que esta definido para isso exiba novamente a ordem e clicando duas vezes no material você acessará "Detalhes do Item". Na aba "Expedição" verifique qual o local de expedição da ordem.

Agora o passo será criar a REMESSA que é feita pela transação VL01N.

Preencha o local de expedição, no caso o 1000 e o numero da ordem de vendas, no campo DATA preencha com alguns dias para frente.

Clique no botão GRAVAR e anote o numero da sua remessa.

12 - Exibindo uma ordem de vendas (VA03)


Vamos agora exibir a ordem de vendas que criamos e em seguida analisar alguns dados que serão importantes no decorrer dos estudos de sales and distribution.

No campo de atalho do SAP digite a transação que exibe a ordem de vendas, no caso VA03 ou utilize o caminho:

SAP Easy Access>>Menu SAP>>Logistica>>Vendas e Distribuição>>Venda>>Ordem>>Exibir

Coloque o numero da sua ordem de vendas recentemente criada.

Irá aparecer a tela de exibição de sua ordem de vendas, analise alguns campos para que você possa ir se familiarizando-se e procure por:

Condição de pagamento
Centro fornecedor
Preço liquido do item
Preço liquido da Ordem

Verifique também a Data da Remessa, note que uma data só podera ser atendida caso o sistema confirme a quantidade suficiente em estoque, caso contrario o SAP não gera a remessa.

Verifique agora o "Status Global" do processo.

No cabeçalho na aba STATUS é possivel visualisar todo status referente ao item como por exemplo:

STATUS GLOBAL DA ORDEM: PENDENTE
STATUS GLOBAL DO ITEM: PENDENTE

Tanto o status da ordem como de item estão pendentes devido a ordem não ter fatura e remessa.

11 - Transação VA01 - Criando uma Ordem de Venda (SAP)


Veremos abaixo como funcioa a sintese de um processo de vendas e distribuição criando uma ordem de vendas standard.

Você poderá acessar:

SAP Easy Access>>Menu SAP>>Logistica>>Vendas e Distribuição>>Venda>>Ordem>>Criar

ou digitar no menu de atalho a transação VA01

Observação:

VA01 > Cria a Ordem
VA02 > Modifica Ordem
VA03 > Exibir Ordem

Criando a Ordem de Vendas

Tipo de Ordem de Vendas: TT
Organização de vendas: 1000
Canal de Distribuição: 12
Setor de Atividades: 00

Emissor da Ordem: 2300
N° Pedido cliente: Teste SD01

Material: 1400-100
Quantidade: 10

Para finalizar salve e anote o numero da ordem de venda gerada.

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